Benefícios do Escalda Pés

A prática do Escalda pés é utilizada para aliviar o cansaço, relaxar e recuperar a saúde. Contam que na antiguidade não havia meio de transportes e as pessoas andavam quilômetros de distâncias até o local destinado e quando ali chegavam, ao visitante era gentilmente oferecido um recipiente com água morna, para aliviar o cansaço dos pés, higienizar e revigorar a energia do corpo.

Estima-se que a prática do escalda-pés data 4000 a.C. mas na verdade, não se sabe ao certo quando e onde foi iniciada.

Trata-se de um banho terapêutico nos pés, uma espécie de ritual de purificação e de conexão do corpo com a alma. É indicado para tratar o estresse, nervosismo, micoses, dores nas pernas, cansaço, problemas de circulação, calos e até mesmo gripes e resfriados.

Apesar de não se saber ao certo quando essa prática se iniciou, é verdade que ela é muito benéfica para a saúde, não apenas dos pés, mas do corpo como um todo.

Além dos impactos positivos para o corpo, os benefícios do escalda-pés se estendem para o estado psicológico. Ele ajuda a promover relaxamento aliviando o nervosismo e o estresse em função das terminações nervosas encontradas nos pés, que se conectam a outros órgãos.

Alguns benefícios:

  • Revigora o corpo;
  • Promove o relaxamento;
  • Repõe energia;
  • Melhora a circulação;
  • Proporciona o equilíbrio físico, mental e emocional;
  • Descansa as pernas;
  • Previne dores de cabeça;
  • Combate gripes;
  • Reduz calos.

Enfim, o Escalda pés é um ato de cuidado consigo mesmo, que promove uma reflexão relacionada com os pés, membros que sustentam o corpo e o leva aonde cada um quer ir, e muitas vezes são esquecidos, e só é sentido quando dói, quando sentimos o peso do corpo sobre eles. Essa prática vem fazer um convite ao ato de cuidar dos pés e do corpo por inteiro, já que nos pés temos terminações nervosas, que, segundo a Medicina Chinesa, tem conexões com os órgãos do corpo e assim, quando se cuida dos pés, cuida-se também de todo o corpo.

Estamos postando em nossas redes sociais conteúdos, horário e link da atividade de Escalda pés on-line. Venha cuidar dessa parte do corpo, que te sustenta e te leva para onde você quer ir.

 

Ana Paula de Farias Fernandes

Psicopedagoga, Terapeuta Comunitária Integrativa e Formadora.