Práticas integrativas e complementares em Saúde

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) baseiam-se na atenção voltada para as pessoas de forma humanizada, considerando o ser inteiro e utilizando métodos naturais para prevenir, promover ou recuperar a saúde. Utiliza ferramentas que promovem acolhimento e vínculo, integrando os sujeitos, natureza e sociedade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera PICS os métodos e recursos da medicina tradicional e complementar. Esses métodos e recursos buscam integrar as práticas convencionais (alta tecnologia, medicalização) e não convencionais (baseadas nas crenças e experiências de diferentes culturas). No Sistema Único de Saúde as PICS aumentam a oferta de serviços terapêuticos aos usuários e contribuem para a redução do consumo de medicamentos.
No projeto Saúde mental em Casa você pode acessar diversos grupos terapêuticos e conteúdos que estimulam e oferecem essas práticas, tão eficazes no cuidado com a saúde integral, como por exemplo:
• Terapia Comunitária Integrativa: Prática coletiva que visa a construção de laços afetivos, na promoção da vida e reconhecimento de habilidades dos indivíduos e famílias participantes.

• Arteterapia – Prática expressiva e artística que cumpre a função terapêutica na análise da consciência e do inconsciente;

• Massoterapia: Técnica terapêutica realizada pela própria pessoa, favorecendo relaxamento muscular e equilíbrio mental.

• Reiki: Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital, promovendo equilíbrio e bem estar físico-mental.

• Yoga: Técnica que através da movimentação, concentração e respiração é possível harmonizar o corpo, a mente e o espírito.

Atualmente o Ministério da Saúde reconhece 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, listamos aqui outras para que você conheça: dança circular, homeopatia, medicina antroposófica, medicina tradicional chinesa/ acupuntura, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, plantas medicinais; fitoterapia, quiropraxia, reflexoterapia, shantala, termalismo/ crenoterapia , Bioenergética, Biodança, Constelação Familiar.

Participe de nossas atividades!
Karina Gadelha – psicóloga do projeto Saúde Mental em Casa. CRP 11/07083