Terapia comunitária integrativa e seus benefícios

A terapia comunitária integrativa é um espaço aberto para que a comunidade, envolvida no momento da partilha, possa discutir suas inquietações, buscar apoio e soluções. Foi criada pelo psiquiatra e antropólogo Dr. Adalberto de Paula Barreto, médico Cearense, no ano de 1987, na comunidade de 4 Varas, no Pirambu, bairro de Fortaleza-CE.
Em tempos de pandemia tem se destacado por chegar até às pessoas de forma virtual, já que não pode ser presencial e, ainda assim, ser suporte para as dores e sofrimentos vivenciados nesse momento. O COVID- 19 se apresentou de forma inesperada e vem impondo um isolamento que modifica o convívio social de um povo, que culturalmente se destaca por gostar do abraço, de toque, de estar próximo.
Vários planos e sonhos tiveram que ser adiados, além, é claro, de ser um momento em que as pessoas precisam lidar com compreensões diversas quanto à realidade severa da pandemia, que só tem atrapalhado e causado tantas vítimas.
Tudo se tornou frágil, como um cristal quebrado, mas também uma grande oportunidade para refletir, repensar os verdadeiros valores que importam, como o respeito ao outro, à diversidade, à natureza, à espiritualidade.
Vários são os benefícios que se observam, entre os participantes e terapeutas comunitários, como:
● Redução do estresse físico e emocional, evitando a medicalização do sofrimento;
● Melhora a saúde mental;
● Resgate da autoestima e ressignificado da dor;
● Aquisição da autonomia, do autocontrole e empatia;
● Fortalecimento da Espiritualidade;
● Reforça o senso de identidade cultural;
● Estimula o empoderamento;
● Diminui o medo, a ansiedade, a tristeza, entre outros;
● Promove sentimento de pertencimento, esperança e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.
● Favorece o desenvolvimento comunitário, promove e restaura laços sociais e familiares;
● Ajuda na prevenção e enfrentamento das situações de violência e suas consequências na vida dos participantes e seus familiares.
Dessa forma a Terapia Comunitária Integrativa online, vem se destacando como um instrumento precioso que tem trazido grandes benefícios à população, através da partilha e escuta qualitativa que se realiza em sua metodologia.
Estamos postando em nossas redes sociais conteúdos, horários e links da Terapia Comunitária Integrativa on-line, onde você é nosso convidado (a). Venha participar!

Ana Paula de Farias Fernandes
Terapeuta Comunitária Integrativa e Formadora.